Projeto de documentação de GNOME gnome-doc-list@gnome.org Shaun McCance shaunm@gnome.org Jim Campbelh jwcampbell@gmail.com Michael Hilh mdhillca@gmail.com David King amigadave@amigadave.com Mudar o nome dum ficheiro ou duma diretório Renomear um ficheiro ou uma diretório

Ao igual que com outros gestores de ficheiros, pode usar Ficheiros para mudar o nome dum ficheiro ou duma diretório.

Para renomear um ficheiro ou uma diretório:

Carregue com o botão direito sobre um ficheiro ou diretório e selecione Renomear, ou selecione o ficheiro e carregue F2.

Escreva o nome novo e carregue Enter ou carregue em Renomear.

Também pode renomear um ficheiro desde a janela de propriedades.

Quando renomeia um ficheiro, só se seleciona a primeira parte do nome desse ficheiro, sem a extenssão (a parte que vai após o .). A extenssão normalmente representa o tipo de ficheiro (p.ej archivo.pdf é um documento PDF), e normalmente não querrá a mudar. Se precisa mudar a extenssão também, selecione o nome completo do ficheiro e mude-o.

Se muda o nome do ficheiro incorreto, ou atribui um nome equivocado ao ficheiro, pode desfazer o renomeado. Para reverter esta ação imediatamente, carregue o botão do menu na barra de ferramentas e escolha Desfazer renomeado, ou carregue CtrlZ para restaurar o nome.

Carateres válidos para nomes de ficheiro

Pode usar qualquer caráter nos nomes de ficheiros, excepto a barra inclinada /. Alguns dispositivos, no entanto, usam sistemas de ficheiros com mais restrições nos nomes de ficheiros. Portanto, é recomendável evitar os seguintes carateres: |, \, ?, *, <, ", :, >, /

Se nomeia a um ficheiro com um . como primeiro caráter, o ficheiro estará oculto quando tente ver no gestor de ficheiros.

Problemas comuns O nome do ficheiro já está em uso

Não pode ter dois ficheiros ou diretórios com o mesmo nome na mesma diretório. Se ao mudar o nome a um ficheiro tenta atribuir-lhe um que já existe na diretório onde está trabalhando, o gestor de ficheiros não lho permitirá.

Os nomes de ficheiros e diretórios são sensíveis a maiúsculas, pelo que o nome Archivo.txt não é o mesmo que Archivo.txt. Utilizar nomes diferentes como estes está permitido, mas não é recomendável.

O nome de ficheiro demasiado longo

Em alguns sistemas de ficheiros, os nomes dos ficheiros não podem ter mais de 255 carateres. Este limite de 255 carateres inclui tanto o nome do ficheiro como a caminho do ficheiro (ex. /home/wanda/Documentos/trabalho/propostas-trabalho/…), pelo que deveria evitar nomes longos em ficheiros e diretórios sempre que seja possível.

A opção para renomear está em cinza

Se a opção Renomear aparece em cor cinza, é que não tem as permissões necessárias para renomear o ficheiro. Deve ter cuidado ao tratar de renomear estes ficheiros, já que mudar o nome a ficheiros protegidos pode causar problemas ou fazer que seu sistema se volte instável. Consulte a para obter mais informação.