Calibração e caraterização são dois conceitos completamente diferentes. Richard Hughes richard@hughsie.com What’s the difference between calibration and characterization?

Ao princípio muita gente está confundida com a diferença entre calibração e caraterização. A calibração é o processo de modificar o comportamento de cor dum dispositivo. Geralmente realiza-se através de dois mecanismos:

Mudar os controles ou configurações internas que tem

Aplicar curvas a seus canais de cor

A ideia de calibração é a de pôr um dispositivo num estado definido dependendo da sua resposta de cor. Geralmente usa-se como um instrumento do dia a dia para manter um comportamento reproducible. Tipicamente, a calibração aloja-se em formatos de ficheiro específicos de dispositivo ou sistema que guardam a configuração do dispositivo ou curvas de calibração por canal.

A caraterização (ou perfilado) é gravar a forma na que um dispositivo reproduz ou responde à cor. Geralmente o resultado aloja-se num perfil ICC de dispositivo. Tal perfil não modifica em sim a cor em nenhuma medida. Permite ao sistema, tal como ao CMM (modulo de gestão de cor, «Color Management Module») ou a um aplicação capaz de gerir cor, modificar a cor ao combinar com outro perfil de cor. So sabendo as caraterísticas de dois dispositivos se pode transferir a cor dum dispositivo de representação a outro.

Note that a characterization (profile) will only be valid for a device if it’s in the same state of calibration as it was when it was characterized.

No caso dos perfis de ecrã existe certa confusão adicional já que a informação de calibração se aloja no perfil por conveniência. Por convênio, aloja-se numa etiqueta denominada vcgt. Ainda que aloja-se no perfil, nenhuma das ferramentas ou aplicações normais baseadas em ICC têm-na em conta. De igual forma, as ferramentas de calibração e aplicações típicos não são conscientes nem trabalham com a informação de caraterização (perfil) ICC.