Phil Bull philbull@gmail.com 2014 Explicações sobre todos os campos mostrados na aba Sistema de arquivos. Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2017 Aprendendo sobre os significados das informações em Sistema de arquivos

A aba Sistema de arquivos lista quais discos estão anexados ao computador, quais os seus nomes e quanto espaço em disco está disponível neles.

Dispositivo lista o nome que o sistema operacional atribuiu ao disco. A cada um dos hardwares de computador que estão conectados ao computador é dada uma entrada no diretório /dev que é usada para identificá-lo. Para discos rígidos, geralmente se parecerá com alguma coisa como /dev/sda.

Diretório lhe diz onde o disco ou partição está montado. Montagem é o termo técnico para tornar um disco ou partição disponível para uso. Um disco pode estar conectado fisicamente ao computador, mas se não estiver montado, os seus arquivos não podem ser acessados. Quando um disco está montado, ele será associado a uma pasta a qual você pode ir para acessar os arquivos do disco. Por exemplo, se o Diretório está listado como /media/disk, você pode acessar os arquivo indo à pasta /media/disk em seu computador.

Tipo lhe diz o tipo do sistema de arquivos que é usado no disco ou partição. Um sistema de arquivos especifica como o computador deve armazenar os arquivos no disco. Alguns sistemas operacionais só podem entender alguns tipos de sistema de arquivos e não outros, então pode ser útil verificar qual sistema de arquivos um disco rígido externo usa, por exemplo.

Total mostra a capacidade total do disco e Disponível mostra quanto daquela capacidade está disponível para uso para arquivos e programas. Em uso mostra quanto espaço em disco já está sendo usado.

A soma de Em uso e Disponível não necessariamente será igual ao Total. Isso porque uma quantidade do espaço em disco pode estar reservada para uso pelo sistema. O número importante a ser visto é a coluna Disponível, pois ela lhe diz quanto espaço em disco você realmente pode usar.

Você também pode descobrir que o Total não é igual à capacidade total informada pelo seu disco rígido. Isso é normal, e acontece por alguns motivos. Um é que os fabricantes de disco rígido usam uma forma um pouco diferente de contar a capacidade do disco. Outro é que algum espaço em disco pode estar reservado para uso pelo sistema operacional. Se houver uma grande diferença em relação à capacidade esperada, pode ser porque seu disco foi dividido em múltiplas partições.