Shaun McCance shaunm@gnome.org 2011–2012 Renderização de texto internacional com suporte completo a Unicode Enrico Nicoletto liverig@gmail.com 2009 Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2013, 2014, 2016, 2017 Isaac Ferreira Filho isaacmob@riseup.net 2018 Pango

Pango é a principal biblioteca de gerenciamento de texto e fonte na plataforma GNOME. É responsável pela disposição e renderização de texto e é utilizado em todo o GTK+.

O mecanismo de layout Pango pode ser usado com diferentes retaguardas (backends) de fonte e desenho. Na maioria dos sistemas GNOME, o Pango usará o FreeType, fontconfig e o Cairo para acessarem as fontes e renderizarem texto. Em outros sistemas, o Pango utilizará sistemas de fontes nativas, como a Uniscribe no Microsoft Windows e a ATSUI no MacOS

Pango possui suporte extensivo para os vários sistemas de escrita utilizados pelo mundo todo. Muitos dos sistemas de escrita usados por idiomas possuem regras complexas de desenho de glifos e redação de caracteres. Com Pango, quase todos os idiomas podem ser escritos e exibidos corretamente, permitindo que usuários de qualquer lugar visualizem textos em seus idiomas nativos. O suporte do Pango para múltiplos sistemas de escrita é automático; os desenvolvedores de aplicativos não precisam escrever nenhum código especial para suportar outros idiomas.

Pango oferece suporte o tipo de estilo de texto usado em típicos documentos e interfaces, incluindo a espessura da fonte, itálico e sublinhado. Pango usa um vocabulário simples semelhante ao XML chamado PangoMarkup, que lhe permite ajustar o tamanho da fonte, cor, estilos e outros atributos de texto. Ao usar PangoMarkup, você pode especificar estilos online sem ter que lidar manualmente com blocos de texto. PangoMarkup pode ser usado diretamente com o GTK+, permitindo a você estilizar textos em suas interfaces gráficas facilmente.

Você deve usar diretamente o Pango toda vez que você precise mostrar o texto na tela ou em um meio diferente. Usar Pango permitirá que o layout do seu texto trabalhe discretamente com o GTK+ e o resto da plataforma GNOME. Isto lhe auxiliará criar código portável e o mais importante, assegurar-lhe-á que seu aplicativo poderá renderizar texto corretamente em centenas de idiomas diferentes.

Manual de referência do Pango

Site do Pango