Shaun McCance shaunm@gnome.org 2011 Federico Mena Quintero federico@gnome.org 2013 Tratamento de arquivo e URI, operações assíncronas em arquivos, tratamento de volume Enrico Nicoletto liverig@gmail.com 2009 Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2013, 2014, 2016, 2017 Isaac Ferreira Filho isaacmob@riseup.net 2018 Arquivos GIO

GIO oferece APIs para leitura e escrita assíncrona de arquivos e outros fluxos. Os arquivos são referidos por URIs (uniform resource locators) e backends locais podem fornecer acesso a mais do que apenas arquivos locais. Ao executar sob o ambiente GNOME, GIO usa GVFS para permitir acesso a arquivos sobre SFTP, FTP, WebDAV, SMB e outros protocolos populares. Este acesso transparente a arquivos na rede está disponível para todos os aplicativos que usem GIO.

As APIs de arquivo do GIO foram desenhadas para serem usadas em interfaces gráficas orientadas a eventos. O desenho assíncrono, não bloqueante significa que a interface de usuário não trava enquanto espera por um arquivo. Há também versões síncronas das APIs disponíveis, que são algumas vezes mais conveniente para threads ou processos.

GIO também oferece rotinas para gerenciar unidades, consultar ícone e tipos de arquivos e localizar aplicativos para abrir arquivos.

Manual de referência do GIO