David King davidk@gnome.org 2014 Enrico Nicoletto liverig@gmail.com 2009 Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2013, 2014, 2016, 2017 Isaac Ferreira Filho isaacmob@riseup.net 2018 Instalando um arquivo desktop Inicie seu aplicativo

Escreva e instale um arquivo desktop de forma que os usuários possam encontrar e iniciar seu aplicativo.

O GNOME usa a entrada de Desktop do freedesktop.org e a especificação do menu de Desktop para descrever inicializadores de aplicativo. Instalar um arquivo desktop é a forma padrão para registrar seu aplicativo com GNOME e outras ambientes.

Um arquivo destkop lista o executável, nome e tipo do seu aplicativo, e também pode listar um ícone, descrição e várias outras informações sobre a execução de um aplicativo.

Para um aplicativo hipotético Meu aplicativo, um arquivo desktop se pareceria com:

<file>meuaplicativo.desktop</file> [Desktop Entry] Name=Meu aplicativo Exec=meuaplicativo Type=Application Icon=meuaplicativo Comment=Faz o que o aplicativo faz Categories=GTK;GNOME;Utility;

A linha [Desktop Entry] indica que esse é um arquivo desktop. Ela é seguida por chaves, que descrevem o inicializador do aplicativo. A chave Name é um nome legível do aplicativo, a ser mostrado na interface do usuário. O executável do aplicativo está listado na chave Exec, que pode estar com caminho completo ou um executável que pdoe ser encontrado no PATH. A última chave obrigatória é o Type, o que para aplicativos é sempre Application. Tipos alternativos são listados na especificação de entrada de desktop.

Outros campos no arquivo desktop são opcionais, mas recomendados. Aplicativos devem instalar um ícone e listar o nome do ícone (excluindo a extensão) na chave Icon. O Comment é uma breve descrição do aplicativo. Para ajudar usuários ao navegar por aplicativos, a chave Categories deve ser populada com uma lista de categorias, separada por um ponto-e-vírgula, da especificação de menu de Desktop.

Há diversas outras chaves que podem ser adicionadas aos arquivos destktop, os quais são listados e descritos na especificação de entrada Desktop.