Permissão concedida para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU (GNU Free Documentation License), versão 1.1 ou qualquer versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Seções Invariantes, Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Contracapa. Você pode encontrar uma cópia da Licença de Documentação Livre GNU da Free Software Foundation visitando este site ou escrevendo para: Free Software Foundation, Inc., 51 Franklin Street, Fifth Floor Boston, MA 02110-1335, USA.

Muitos dos nomes usados por empresas para distinguir seus produtos e serviços são reivindicados como marcas registradas. Onde esses nomes aparecem em qualquer documentação do GNOME e os membros do Projeto de Documentação do GNOME estiverem cientes dessas marcas registradas, os nomes aparecerão impressos em letras maiúsculas ou com iniciais em maiúsculas.

2004-2005 Callum McKenzie 2004-2005 Robert Love Um software pode ser otimizado de diversas formas: na velocidade, no tamanho do programa ou na utilização de memória. Esta seção contém guias e tutoriais para otimizar seu software. Enrico Nicoletto liverig@gmail.com 2012 Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2013, 2014, 2017
Guia de otimização
Introdução

Esta é uma breve introdução ao processo de otimização, tanto os "comos" quanto os "porquês". Detalhes de ferramentas individuais e técnicas foram deixadas para artigos posteriores, mas uma coleção de dicas e truques são oferecidos.

Massif

Este artigo descreve como utilizar o perfilador (profiler) de heap Massif com aplicativos do GNOME. Nós descrevemos como invocar, interpretar e agir sobre a saída do Massif. O jogo Swell Foop é utilizado como exemplo.

Males

Buscas em disco são uma das operações mais custosas que você possivelmente pode realizar. Você pode não saber isto apenas olhando quantas delas realizamos porém, acredite em mim, elas são. Deste modo, por favor abstenha-se deste comportamento abaixo do normal que se segue: