Allan Day aday@gnome.org Calum Benson Adam Elman Seth Nickell Colin Robertson Navegação de teclado, teclas de acesso e de atalho. Georges Neto georges.stavracas@gmail.com 2014. Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2017 Entrada por teclado

Teclados são uma forma comum de interagir com interfaces de usuário. Eles fornecem uma forma conveniente e eficiente para usar aplicativos em uma variedade de situações, e pode ser mais rápida e mais eficiente do que outros dispositivos de entrada. Teclados também são vitais para pessoas com deficiência visual ou aquelas com mobilidade reduzida.

Você deve se assegurar de que todas as funcionalidades fornecidas por seu aplicativo possam ser acessadas usando um teclado. Tentar usar seu aplicativo apenas com o teclado é uma ótima forma de testar isso.

Interação por teclado possui três aspectos no GNOME e no GTK+: navegação, teclas de acesso e teclas de atalho.

Navegação pelo teclado

Certifique-se de que é possível se mover e interagir com todas as partes da sua interface de usuário usando o teclado, seguido por essas diretrizes.

Siga as teclas padrões do GNOME para navegação. Tab é a tecla padrão para se mover pela interface com GTK+ e GNOME.

Use uma ordem lógica de navegação por teclado. Ao navegar por uma janela com Tab, foco do teclado deve mover entre controles em uma ordem previsível. Em localidades orientais, esta normalmente é da esquerda para direita e de cima para baixo.

Além da navegação usando Tab, faça um esforço para permitir movimento usando as teclas de setas, tanto nos elementos da interface de usuário (tais como listas, grades de ícones e barras laterais) quanto entre eles.

Se ativar um controle habilita outros controles, não dê foco automaticamente para o primeiro controle dependente quando ele for ativado; em vez disso, mantenha o foco no mesmo lugar.

Teclas de acesso

Teclas de acesso permitem que uma pessoa opere controles rotulados usando Alt. Elas são indicadas por uma letra sublinhada em cada rótulo de controle (isso é exibido quando Alt é mantido pressionado).

Quando possível, todos os componentes rotulados devem ter uma tecla de acesso.

Escolha teclas de acesso que são fáceis de memorizar. Normalmente isso significa usar a primeira letra de cada rótulo. Se o rótulo tem mais de uma palavra, a primeira letra de uma de suas palavras podem ser usada. Adicionalmente, se outra letra fornece uma associação melhor (por exemplo: “x” em “Tamanho extra”), considere usar aquela letra.

Evite atribuir teclas de acesso a letras “finas” (tais como i ou l minúsculos) ou letras com descendentes (tais como g ou y minúsculos), a menos que seja inevitável. O sublinhado em alguns casos não fica claro o suficiente com essas características.

Se a escolha das teclas de acesso for difícil, atribua teclas de acesso aos controles usados com mais frequência primeiro. Se a primeira letra não estiver disponível, escolha uma consoante do rótulo fácil de memorizar, por exemplo, “t” em “Substituir”. Apenas atribua vogais assim que nenhuma consoante estiver disponível.

Esteja ciente de que as teclas de acesso têm que ser traduzidas junto com as strings das quais elas extraídas, então ainda que não haja conflito em seu idioma nativo, tal conflito pode ocorrer nas traduções.

Teclas de atalho

Teclas de atalho fornecem um acesso conveniente para operações comuns. Elas podem ser tanto teclas únicas ou combinações de pressionamento de várias teclas (geralmente um modificador em combinação com uma tecla comum)

Não atribua teclas de atalho de nível de sistema para usar em seu aplicativo. Veja abaixo para detalhes sobre elas.

Use as teclas de atalho padrões do GNOME (veja abaixo) se seu aplicativo oferecer suporte a essas funções. Isso garante consistência entre aplicativos do GNOME e facilita a descoberta.

Atribua teclas de atalho para a maioria das ações comumente usadas em seu aplicativo. Porém, não tente atribuir um atalho de teclado para tudo.

Tente usar Ctrl em combinação com uma letra para seus próprios atalhos. ShiftCtrl e uma letra é o padrão recomendado para atalhos que invertem ou estendem uma outra função. Por exemplo, CtrlZ e ShiftCtrlZ par Desfazer e refazer.

Novos atalhos de teclado devem ser tão mnemônico quanto possível, já que será mais fácil de aprender e memorizar. Por exemplo, CtrlE será um bom atalho para um item de menu chamado Editar página.

Atalhos que podem ser facilmente usados com uma mão são preferíveis para operações comuns.

Não use Alt para teclas de atalho, pois isso pode conflitar com teclas de acesso.

Atalhos reservados para o sistema

Os seguintes atalhos de sistema não devem ser sobrescritos por aplicativos.

GNOME 3 faz uso exclusivo de Super, geralmente conhecida como a “tecla windows”, para atalhos de sistema. Portanto, Super não deve ser usada por aplicativos.

Função

Atalho

Atalho legado

Descrição

Panorama de atividades

Super

Nenhum

Abre e fecha o panorama de atividades

Visão de aplicativos

SuperA

Nenhum

Abre e fecha a visão de aplicativos do panorama de atividades

Área de notificação

SuperM

Nenhum

Alterna a visibilidade da área de notificação.

Bloquear

SuperL

Nenhum

Bloqueia o sistema apagando a tela e exigindo uma senha para desbloquear, se uma tiver sido definida.

Alternar aplicativo

SuperTab e ShiftSuperTab

AltTab e ShiftAltTab

Alterna o foco para o aplicativo seguinte/anterior

Alternar janelas

Super` e ShiftSuper`

AltF6 e ShiftAltF6

Alterna o foco para a janela secundária seguinte ou anterior associada com o aplicativo

Maximizar

Super

AltF10

Maximiza a janela em foco

Restaurar

Super

AltF5

Restaura a janela em foco para seu estado anterior

Ocultar

SuperH

AltF9

Oculta a janela em foco

Alternar área do sistema

Nenhum

CtrlAltTab e ShiftCtrlAltTab

Alterna o foco entre as áreas primárias do sistema: janelas, barra superior, área de notificação

Desligar

Nenhum

CtrlAltDelete

Solicita ao usuário desligar o sistema. Esse atalho normalmente está desativado por padrão.

Menu de janela

AltEspaço

Nenhum

Abre o menu de janela para a janela atual

Fechar

Nenhum

AltF4

Fecha a janela em foco

Mover

Nenhum

AltF7

Move a janela em foco

Redimensionar

Nenhum

AltF8

Redimensiona a janela em foco

Além disso, os atalhos para entrada de caractere Unicode também deve ser evitada. Isso inclui ShiftCtrlA até ShiftCtrlF ou ShiftCtrl0 até ShiftCtrl9.

Atalhos padrão de aplicativo

Essa seção detalha atalhos comuns de teclado de aplicativo. Com a exceção de atalhos de aplicativo, esses atalhos só precisam ser seguidos quando a ação correspondente é incluída em seu aplicativo. Atalhos padrão podem ser atribuídos para outras ações, se a ação padrão não estiver disponível.

Essa seção também fornece orientação sobre itens de menu padrão em uma barra de menu, caso uma seja usada.

Aplicativo

Atalhos de teclado e itens de menu padrão do aplicativo. Esses atalhos de aplicativo não podem ser reatribuídos para outras ações, mesmo quando a ação correspondente não é fornecida por seu aplicativo.

Rótulo

Atalho

Descrição

Help

F1

Abre o navegador padrão de ajuda sobre página de conteúdo para o aplicativo.

About

Nenhum

Abre o diálogo de Sobre para o aplicativo. Usa o diálogo padrão do GNOME 3 para isso.

Quit

CtrlQ

Fecha o aplicativo, incluindo todas as janelas do aplicativo.

Arquivo

Atalhos de teclado e itens de menu padrão do arquivo.

Rótulo

Atalho

Descrição

New

CtrlN

Cria um novo item de conteúdo, muitas vezes (mas nem sempre) em uma nova janela primária ou aba. Se o seu aplicativo puder criar vários tipos diferentes de documentos, você pode tornar o item New um submenu, contendo um item de menu para cada tipo. Rotule esses itens de New com tipo de documento, faça a primeira entrada no submenu o tipo de documento mais comumente usado e atribua-lhe o atalho CtrlN.

Open…

CtrlO

Abre um item de conteúdo existente, muitas vezes apresentando ao usuário um diálogo Open File padrão. Se o arquivo escolhido já estiver aberto no aplicativo, eleve essa janela em vez de abrir uma nova.

Open Recent

Nenhum

Um submenu que contém uma lista de não mais de seis arquivos usados recentemente, ordenados de acordo com o uso mais recente.

Save

CtrlS

Salva o item de conteúdo atual. Se o documento já tiver um nome de arquivo associado, salve o documento imediatamente sem qualquer outra interação do usuário. Se houver quaisquer opções adicionais envolvidas na ação de salvar um arquivo, solicite-as na primeira vez que o documento é salvo, mas, posteriormente, use os mesmos valores de cada vez até que o usuário os altere. Se o documento não possui um nome de arquivo atual ou é somente leitura, selecionar esse item deve ser o mesmo que selecionar Save As.

Save As…

ShiftCtrlS

Salva o item de conteúdo com um novo nome de arquivo. Apresentar o usuário com o diálogo padrão Save As e salvar o arquivo com o nome do arquivo escolhido.

Save a Copy…

Nenhum

Solicita ao usuário que digite um nome de arquivo, com o qual uma cópia do documento é salva. Não altere a visão ou o nome do arquivo do documento original. Todas as alterações subsequentes ainda são feitas no documento original até que o usuário especifique o contrário, por exemplo escolhendo o comando Save As.

Como o diálogo Save As, o diálogo Save a Copy pode apresentar diferentes maneiras de salvar os dados. Por exemplo, uma imagem pode ser salva no formato nativo ou como PNG.

Page Setup

Nenhum

Permite ao usuário controlar as configurações relacionadas à impressão. Apresente ao usuário um diálogo que o permite definir opções como formato de retrato ou paisagem, margens e assim por diante.

Print Preview

ShiftCtrlP

Mostra ao usuário como será o documento impresso. Apresente uma nova janela contendo uma representação precisa da aparência de como o documento seria impresso.

Print…

CtrlP

Imprime o documento atual. Apresente ao usuário um diálogo que lhe permita configurar opções como o intervalo de páginas a serem impressas, a impressora a ser usada e assim por diante. O diálogo deve conter um botão Print que começa a imprimir e fecha o diálogo.

Send To…

CtrlM

Fornece ao usuário um meio para anexar ou enviar o documento atual como um e-mail ou anexo de e-mail, dependendo do formato. Você pode fornecer mais de um item Send dependendo de quais opções estão disponíveis. Se houver mais de dois desses itens, mova-os para um submenu. Por exemplo, se apenas Send by Email e Send by Bluetooth estiverem disponíveis, deixe-os no menu de nível superior. Se houver uma terceira opção, como Send by FTP, coloque todas as opções em um submenu Enviar.

Properties…

AltEnter

Opens the document’s Properties window. This may contain editable information, such as the document author’s name, or read-only information, such as the number of words in the document, or a combination of both. The AltReturn shortcut should not be provided where Return is most frequently used to insert a new line.

Fechar

CtrlW

Fecha a aba ou janela atual. Se a janela usa abas e há apenas uma está aberta, o atalho deve fechar a janela.

Edição

Atalhos de teclado e itens de menu padrão de edição.

Rótulo

Atalho

Descrição

Undo ação

CtrlZ

Reverte o efeito da ação anterior.

Redo ação

ShiftCtrlZ

Executa a próxima ação na lista de histórico de desfazer, depois que o usuário se moveu para trás através da lista com o comando Undo.

Cut

CtrlX

Remove o conteúdo selecionado e o coloca na área de transferência. Visualmente, remove o conteúdo do documento da mesma maneira que Delete.

Copy

CtrlC

Copia o conteúdo selecionado para a área de transferência.

Paste

CtrlV

Insere o conteúdo da área de transferência no item de conteúdo. Ao editar texto, se não houver nenhuma seleção atual, usa o cursor como ponto de inserção. Se houver uma seleção atual, substitui-a pelo conteúdo da área de transferência.

Paste Special…

ShiftCtrlV

Insere uma representação não padrão do conteúdo da área de transferência. Abre um diálogo apresentando uma lista dos formatos disponíveis que o usuário pode selecionar. Por exemplo, se a área de transferência contiver um arquivo PNG copiado de um gerenciador de arquivos, a imagem pode ser incorporada no documento ou um link para o arquivo inserido para que as alterações na imagem no disco sejam sempre refletidas no documento.

Duplicate

CtrlU

Cria uma cópia duplicada do objeto selecionado.

Delete

Delete

Remove o conteúdo selecionado sem colocá-lo na área de transferência.

Select All

CtrlA

Seleciona todo o conteúdo no documento atual.

Deselect All

ShiftCtrlA

Desmarca todo o conteúdo no documento atual. Apenas fornece este item em situações em que nenhum outro método de desfazer a seleção seja possível ou esteja aparente para o usuário. Por exemplo, em aplicativos gráficos complexos, nos quais fazer e desfazer seleção geralmente não é possível, simplesmente usando as teclas de cursor. Nota: Não forneça Deselect All nos campos de entrada de texto, como dígito ShiftCtrlhex é usado para digitar caracteres Unicode, portanto seu atalho não funcionará.

Find…

CtrlF

Exibe uma interface de usuário para permitir o usuário pesquisar por conteúdo específico na página ou no item de conteúdo atual.

Find Next

CtrlG

Seleciona a próxima instância do último termo de Find no documento atual.

Find Previous

ShiftCtrlG

Seleciona a instância anterior do último termo de Find no documento atual.

Replace…

CtrlH

Exibe uma interface de usuário permitindo o usuário localizar conteúdo específico e substituir cada ocorrência.

Visão

Atalhos de teclado e itens de menu padrão de visão.

Rótulo

Atalho

Descrição

Icons

Nenhum

Mostra conteúdo como uma grade de ícones. Essa é um item de menu de botão de opção.

List

Nenhum

Mostra conteúdo como uma lista. Essa é um item de menu de botão de opção.

Sort By…

Nenhum

Especifica os critérios pelos quais o conteúdo deve ser ordenado. Pode abrir um diálogo de preferências, janelas sobrepostas ou submenu.

Filter…

Nenhum

Permite o conteúdo ser filtrado, abrindo uma janela sobrepostas, lista suspensa, diálogo.

Zoom In

Ctrl+

Amplia, fazendo com que o conteúdo pareça maior.

Zoom Out

Ctrl-

Reduz, fazendo com que o conteúdo pareça menor.

Normal Size

Ctrl0

Redefine o nível de ampliação de volta para o valor padrão.

Best Fit

Nenhum

Faz o documento preencher a janela.

Reload

CtrlR

Redesenha a visão atual do documento, verificando a origem dos dados para alterações primeiro. Por exemplo, verifica o servidor web por atualizações à página antes de redesenhá-la.

Formação

Atalhos de teclado e itens de menu padrão de formatação.

Rótulo

Atalho

Descrição

Style…

Nenhum

Define os atributos de estilo do texto ou dos objetos selecionados, individualmente ou em um estilo predefinido.

Font…

Nenhum

Define as propriedades de fonte do texto ou objetos selecionados.

Paragraph…

Nenhum

Define as propriedades do parágrafo selecionado.

Bold

CtrlB

Alterna o negrito da seleção de texto atual. Se alguma seleção estiver atualmente em negrito e algumas não, esse comando deve negritar o texto selecionado.

Italic

CtrlI

Alterna a itálico da seleção de texto atual. Se alguma seleção estiver atualmente em itálico e algumas não, esse comando deve italicizar o texto selecionado.

Underline

CtrlU

Alterna o sublinhado da seleção de texto atual. Se alguma seleção estiver atualmente sublinhada e algumas não, esse comando deve sublinhar o texto selecionado.

Cells…

Nenhum

Define as propriedades das células de tabela selecionadas.

List…

Nenhum

Define as propriedades da lista selecionada, ou torna os parágrafos selecionados em uma lista se elas não já estiverem formatadas como tal.

Layer…

Nenhum

Define as propriedades todas as camadas, ou algumas selecionadas, de um documento de várias camadas.

Page…

Nenhum

Define as propriedades todas as páginas, ou algumas selecionadas, do documento.

Marcadores

Atalhos de teclado e itens de menu padrão de marcador.

Rótulo

Atalho

Descrição

Add Bookmark

CtrlD

Adiciona um marcador para a localização atual. Não exibe um diálogo pedindo um título ou local para o marcador, em vez escolha padrões sensíveis (como o título ou o nome do documento como o nome do marcador) e permite que o usuário os altere mais tarde usando o recurso Edit Bookmarks.

Edit Bookmarks

CtrlB

Permite o usuário editar seus marcadores.

Lista de marcadores

Nenhum

Exibe os marcadores do usuário.

Go

Atalhos de teclado de navegação e itens de menu de Go.

Rótulo

Atalho

Descrição

Back

AltLeft

Navega para a localização anterior.

Forward

AltRight

Navega para a próxima localização no histórico de navegação.

Up

AltUp

Navega para o item, o documento, a página ou a seção de conteúdo pai.

Home

AltHome

Navega a uma página inicial definida pelo usuário ou pelo aplicativo.

Location…

CtrlL

Permite o usuário especificar uma URI para navegar.

Previous Page

PageUp

Navega para a página anterior no documento.

Next Page

PageDown

Navega para a próxima página no documento.

Go to Page…

Nenhum

Permite o usuário especificar um número de página para onde navegar. Aplicativos baseados em texto também podem ser um item de menu Go to Line…, que permite o usuário pular para um número de linha especificado.

First Page

CtrlHome

Navega para a primeira página no documento.

Last Page

CtrlEnd

Navega para a última página no documento.

Janelas

Itens de menu padrão Windows.

Rótulo

Atalho

Descrição

Save All

Nenhum

Salva todos os documentos abertos. Se algum documento não tiver um nome de arquivo, solicita um nome de arquivo para cada um, usando um diálogo padrão Save.

Close All

Nenhum

Fecha todos os documentos abertos. Se houver alterações não salvas em qualquer documento, publica um alerta de confirmação para cada um deles.

Lista de janelas

Nenhum

Cada item de menu faz surgir a janela correspondente por cima da pilha de janelas.