Allan Day aday@gnome.org Georges Neto georges.stavracas@gmail.com 2014. Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2017 Compatibilidade de tela

O GNOME 3 oferece suporte a uma variedade de tipos de dispositivos, incluindo desktops, laptops e conversíveis. Isso exige que os aplicativos sejam compatíveis com telas que tenham diferentes tamanhos e orientações.

Os requisitos de tamanho estabelecidos nesta página devem ser duplicados para as telas de alta resolução (aquelas com mais de 96 PPI).

Diretrizes gerais

Deve ser possível que todas as janelas do aplicativo se encaixem nas menores telas recomendadas para o GNOME 3. Atualmente, isso é 1024×600 pixels.

Certifique-se de que seu aplicativo funciona bem em orientação vertical (retrato). A largura mínima recomendada para o modo retrato é de 768 pixels.

Todas as janelas primárias devem ser redimensionáveis. Isso garante que as transições entre o modo paisagem e retrato possam ser manipuladas automaticamente pelo gerenciador de janelas.

Teste para se certificar de que sua interface funciona bem em telas grandes. Sempre que possível, dimensione o conteúdo para fazer o melhor uso do espaço disponível ou use layouts de largura fixa para garantir que os elementos da interface mantenham um agrupamento e alinhamento efetivos.

Encaixe de meia tela

O GNOME 3 permite que as janelas sejam encaixadas para ocupar metade da largura da tela, permitindo que duas janelas sejam usadas lado a lado. O encaixe de meia tela é impraticável em telas muito pequenas. Como regra geral, ele deve ter suporte a telas que são 1280 pixels ou mais largas, o que significa que as janelas devem ter uma largura mínima de não menos que 640 pixels.

Uma vez que o encaixe de meia tela só é útil quando as janelas são usadas em paralelo, os aplicativos que são usados isoladamente não precisam oferecer suporte o encaixe de meia tela (um reprodutor de música é um bom exemplo disso).