Allan Day aday@gnome.org Características básicas de um aplicativo. Georges Neto georges.stavracas@gmail.com 2014. Rafael Fontenelle rafaelff@gnome.org 2017 Noções básicas de aplicativos

Estas diretrizes de interface humana destinam-se a ajudar com a criação de aplicativos. Compreender o que um aplicativo é irá ajudá-lo a distribuir seu software com mais eficiência, além de garantir uma integração efetiva e consistente com o sistema.

O modelo de aplicativo permite que o usuário entenda como o software é distribuído, instalado e removido, bem como a maneira como o software se comporta quando está em uso. Garantir que seu software se comporte de acordo com este modelo irá ajudar a garantir que ele é previsível e conforma-se com as expectativas do usuário. Também garantirá correta integração com as ferramentas do sistema para instalar e remover aplicativos.

Definindo um aplicativo

Um aplicativo é um software distinto e independente que incorpora funcionalidades úteis, e que pode ser instalado em um sistema do usuário.

Esta definição pode ser quebrada em um conjunto de características, as quais descrevem um aplicativo em detalhes. Aplicativos:

Podem ser instalados e removidos individualmente do sistema.

Não dependem de outros aplicativos para serem executados.

Contém sua própria funcionalidade.

Fornece ao menos uma janela primária.

Não afetam ou interferem no comportamento de outros aplicativos.

Possuem nome e ícone únicos.

No coração desta definição há um modelo que permite a instalação e utilização modular de softwares de terceiros, de uma maneira que evita problemas de dependência e garante simplicidade de uso.

No GNOME 3, somente os softwares que se enquadram nestas características devem instalar um lançador de aplicativo.

Nomeando seu aplicativo

O nome de um aplicativo é vital. É o que os usuários vão ser expostos primeiramente, e irá ajudá-los a decidir se querem ou não usar o aplicativo. É uma parte importante de face pública de seu aplicativo.

O nome de um aplicativo desempenha uma série de funções:

Deve anunciar seu aplicativo à potenciais usuários.

Deve servir para reforçar uma identidade positiva e qualidades expressivas.

Deve identificar seu aplicativo em sistemas onde esteja instalado e executando.

Garanta que o nome de seu aplicativo é curto – menos de 15 caracteres. Isto garante que será sempre completamente exibido em um ambiente GNOME 3.

Adicionalmente, selecione um nome de aplicativo que seja fácil de entender e comunique a funcionalidade do seu aplicativo. Evite referências que não serão compreendidas ou que não serão familiares à usuários potenciais, como referências culturais obscuras, piadas internas e acrônimos. Ao invés disso, selecione um nome que referencie o que seu aplicativo faz, ou o domínio no qual opera.